Rumo a uma sociedade Net Zero: desafios e oportunidades para a América Latina e Caribe, Konwakai 2021

Dec 08, 2021

Realizou-se a quinta edição de Konwakai (que em japonês significa uma amigável discussão sobre desenvolvimento sustentável), um evento virtual cujo público alvo eram representantes da indústria, associações, estudiosos, governos e ONGs, além de especialistas em eficiência energética e sustentabilidade.

Sob o tema “Rumo a uma sociedade Net Zero: desafios e oportunidades para América Latina e Caribe,” foram abordados os desafios para a diminuição de emissão de carbono, além da eficiência energética na indústria do ar-condicionado, bem como a recente publicação do VI informe do IPCC; além do mais  criou-se a expectativa sobre os resultados da COP26 e a importância da colaboração entre estudiosos, setor privado, e organização governamentais para criar um sistema sustentável que beneficie o meio ambiente.

Falou-se sobre a importância de Brasil e México – países nos quais se aproxima o maior impacto nos padrões de eficiência energética – e como esta situação permeará nos demais países da Américas Latina nos próximos anos.

Esta edição contou com a presença de vários países da América Latina como Argentina, Brasil, México, assim como representantes dos Estados Unidos e Japão.

“A diversidade na América Latina está marcando uma visão modelo de tecnologias de carbonos naturais e temos que buscar soluções como a gestão energética ou uma resposta a essa demanda” sinalizou Yamada Yasuhsi, Senior Executive Officer da Daikin Industries, Ltd.Konwakai foi comemorado pela primeira vez no Japão em 1995 para trocar opiniões com especialista sobre o futuro do ar-condicionado. Estes fóruns cresceram por todo o mundo: EU, China, Estados Unidos, Asia, Oceania e América Latina. Este ano foi realizado o Capítulo 1 do 5º Konwakai América Latina na modalidade virtual.