Daikin libera patente do fluido refrigerante R-32 que reduz o impacto ambiental do ar-condicionado

Sep 15, 2021
R32 Daikin

A intenção é facilitar ainda mais a adoção de equipamentos HFC-32 (R-32) por parte de outros fabricantes para cuidar do meio ambiente ao permitir o livre acesso à sua propriedade intelectual. 

A Daikin Industries Ltd. (“Daikin”) agregou 123 novas patentes ao seu compromisso¹, que inclui uma concessão de acesso gratuito às suas patentes relacionadas com certos equipamentos de HVAC-R (aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração) que usam o refrigerante monocomponente não misturado (R-32). Aproximadamente 300 patentes são de uso gratuito e não requerem licença e nem contrato por escrito com a Daikin. Como resultado, a empresa facilitará a adoção adicional do HFC-32 que tem um impacto de aquecimento global mais baixo do que muitos fluidos refrigerantes usados hoje em dia.

O HFC-32 tem muitas vantagens que podem ajudar a reduzir o impacto ambiental do ar-condicionado, bomba de calor, resfriador e dos equipamentos aplicados. O fluido refrigerante não causa danos na camada de ozônio, pois possui um potencial de aquecimento global de um terço² do refrigerante atual R-410A, assim como oferece um excelente rendimento do sistema e é facilmente encontrado. Como fluido refrigerante de um componente só, é fácil de recuperar, reciclar e regenerar, o que ajuda a reduzir a necessidade de produção adicional de refrigerante. Portanto, a empresa acredita que o HFC-32 é um fluido refrigerante adequado para reduzir o impacto ambiental em muitas partes do mundo. 

Para fomentar o uso do HFC-32 mundialmente, ³a Daikin concedeu o acesso gratuito de 93 patentes a países emergentes em 2011, e logo estendeu este acesso gratuito em todo o mundo em 2015. Em julho de 2019 foi anunciado que disponibilizaria o acesso gratuito às patentes comprometidas, apresentadas depois de 2011 e não foram inclusas no acesso gratuito anterior. 

Ao conceder o livre acesso da sua propriedade intelectual a fabricante mostrou a intenção de facilitar ainda mais a adoção de equipamentos HFC-32 por parte de outros fabricantes, para promover o cuidado do meio ambiente. Como resultado, muitos outros fabricantes já oferecem equipamentos com este fluido e já foram vendidas mais de 140 milhões de unidades residenciais e comerciais em aproximadamente 100 países. ⁴A Daikin Considera que expandir o alcance destas patentes levará a uma melhor adoção delas por parte da indústria.

¹ Consulte https://www.daikin.com/patent/r32 para conhecer os termos e condições de controle específicos relacionados com o Compromisso da Daikin e a lista das patentes comprometidas inclusas neste compromisso. 

² valores de GWP baseados em um horizonte temporal de 100 anos do Quarto Relatório de Avaliação do IPCC (AR4).

³ “Daikin oferece acesso gratuito em todo o mundo às patentes para equipamentos que utilizam refrigerante de próxima geração” o dia 10 de setembro de 2015 (https://www.daikin.com/csr/pdf/press_20150910.pdf)

⁴ Dados da Daikin em Dezembro de 2020.