Ar-Condicionado: Importância para o desenvolvimento e o meio ambiente

Jun 22, 2022
INCtalk Daikin

A Daikin apresentou duas palestras através de INCmty, plataforma de empreendimento do Tecnológico de Monterrey: “Importance of Air as an element for Human Development” e “Why HVAC is important for the environment”. (“A importância do Ar como elemento de desenvolvimento humano” e “Por que a HVAC é importante para o meio ambiente.”).

No início de 2022, a Daikin e o Tec. de Monterrey assinaram um convênio para impulsionar empreendedores da Latam. Como parte das atividades, foi apresentado através de redes sociais a conferência “Importance of Air as an element for Human Development” ministrada por Kouta Fukutoku, VP Advocacy & Corporate Planning de Daikin Latin America Operations.

A palestra de Fukutuku explicou a importância do ar para a sobrevivência da humanidade e seguindo neste raciocínio, falou sobre a invenção do ar-condicionado como um dos eventos mais relevantes para a qualidade de vida das pessoas, especialmente em regiões de climas extremos do planeta e por tanto, deixou de ser um objeto de luxo para ser algo extremamente necessário.

Destacou-se a visão da Daikin em três componentes: O ar como capital social comum, Refrigeração para todos, e Mais além do resfriamento; que tem como objetivo criar ar mais saudável e confortável. No futuro Daikin providenciará não somente ar-condicionado, como também, espaços em que possamos dormir mais confortáveis, que favoreçam a produtividade e em que se obtenha relaxamento, ou seja, criará um “Space Conditioning.”

Além disso, visando olhar o futuro do ar-condicionado, que combinado à Inteligência Artificial (AI) e a Internet das Coisas (loT), poderemos possuir a tecnologia para estimar o estado físico e mental das pessoas e baseado nisto ajustar a qualidade e a temperatura do ar para criar um ambiente ideal que ajude a melhorar a produtividade intelectual, colocando a Daikin como uma empresa de que dá soluções através do ar.

Durante o segundo Inc Talk, Why HVAC is important for the environment”, Dario Ibargüengoitia falou sobre a importância da indústria com ar condicionado e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS em sua sigla em português e SDG sua sigla inglesa) que são fundamentais no marco atual dos projetos de escala industrial.

Foi explicitado como o ar-condicionado é parte da indústria da edificação, no qual somente a indústria de cimento e de concreto são responsáveis por 5% da emissão de CO² e do consumo de energia elétrica de 39% das emissões de todo o mundo.

Destacou-se o projeto global de World Green Building Council: NetZero, que para 2050 procura alcançar 100% dos edifícios que funcionem com emissões limpas e de carbono zero.

Salientou-se que é fundamental a descarbonização das edificações, assim como contemplar seu ciclo de vida sob a colaboração, a comunicação, a educação, a invenção e as regulamentações.

Esclareceu-se que o objetivo do ar-condicionado é oferecer o conforto nos espaços interiores através da sua qualidade; no México existe a norma NMX-C-577 que regula as “Condições dentro de um edifício no que diz respeito ao conforto térmico, qualidade do ar, conforto visual e conforto acústico, bem como os efeitos destes ocupantes em quanto a sua saúde, qualidade de vida, redução de estresse e enfermidades em potencial.”

No decorrer da fala, foram rompidos os paradigmas entre a indústria HVAC e o meio ambiente, e como se podem criar projetos de construção sustentáveis, rentáveis e de alto impacto.

A Daikin, empresa japonesa líder mundial em ar-condicionado, agora forma parte das parcerias estratégicas de INCmty, a plataforma de empreendimento mais importante da América Latina. A colaboração buscará impulsionar as melhores startups na indústria do ar-condicionado sob a liderança empreendedora do Centro Tecnológico de Monterry. INCmty comemorará sua décima edição de 15 à 17 de novembro de 2022.